11/01/2011

Mais sobre enchidos.

Processos de Fabrico e Preparação:
Enchidos crus - São feitos à base de carne triturada e condimentada, antes de ser introduzida em tripa. Podem ou não ser fumados.
Enchidos cozidos - A carne é cozida antes de ser introduzida na tripa. Podem secar ao ar ou passar pelo processo de fumagem.
A base tradicional dos enchidos é a carne de porco, de uma peça única ou combinada com outras peças. Mas também existem enchidos de carne de vaca, borrego, galinha, peru, entre outras. Como elemento unificador da mistura, utiliza-se gordura, pão ou farinhas.
Os condimentos acentuam o sabor do enchido. Utiliza-se, para esse efeito, sal, pimenta, alho, cebola, colorau, cominhos, cravinho, coentro, salsa, entre outros. Também entram na composição dos enchidos a água, o vinho, o sumo de laranja ou limão, azeite e vinagre.
Os aditivos, naturais ou sintéticos, melhoram o aspecto e aumentam o tempo de conservação dos enchidos.
Os enchidos podem ser curados ou não. Normalmente, a cura é feita em sal ou ao ar, com recurso à fumagem ou não. Alguns enchidos são submetidos a secagem (que pode durar dias ou meses). Os frescos devem ser consumidos pouco tempo após a confecção.
Normalmente de formato cilíndrico, os enchidos são feitos em invólucro natural (tripa de porco ou vaca) ou artificial (película de plástico).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente: